Curso de Inglês Grátis

Curso de gramática básica

  • Introdução
  • Lição 1 – As classes gramaticais em inglês
  • Lição 2 – Letras maiúsculas
  • Lição 3 – Nouns: os substantivos em inglês
  • Lição 4 -  Singular Nouns: substantivos singulares
  • Lição 5 -  Plural Nouns: substantivos no plural
  • Lição 6 – Collective Nouns: substantivos coletivos
  • Lição 7 -  Masculine and Feminine Nouns: substantivos masculinos e femininos
  • Lição 8 – Personal Pronouns: os pronomes pessoais
  • Lição 9 – Personal Pronouns: os pronomes pessoais (parte 2)
  • Lição 10 – Reflexive Pronouns: os pronomes reflexivos
  • Lição 11- Interrogative Pronouns: os pronomes interrogativos
  • Lição 12 – Demonstrative Pronouns: os pronomes demonstrativos
  • Lição 13 – Adjectives: os adjetivos em inglês
  • Lição 14 –Adjetivos terminados em –ful e –less
  • Lição 15 – Os comparativos
  • Lição 16 – Os superlativos
  • Lição 17 – Comparativos e superlativos com more e most
  • Lição 18 – Comparativos e superlativos irregulares
  • Lição 19 – Os pronomes possessivos
  • Lição 20 – Os advérbios
  • Lição 21 – Os advérbios de tempo
  • Lição 22 – Advérbios de lugar

 

Curso de gramática básica

Introdução: o que é, por que e como estudar a gramática do inglês

Gramática (do grego: γραμματική, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso “correto”. É ramo da Linguística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

 

Simplificando, a gramática são as regras do idioma, que definem como as palavras se relacionam umas com as outras. Em português a frase “Eu vou de a escola” está gramaticalmente errada, pois aqui a palavra “de” não pode ser usada, o certo seria “Eu vou para a escola”. A gramática chama “de” e “para” de preposições. Interessante é notar que, sabendo ou não que “de” e “para” são palavras chamadas de preposição pela gramática, ainda assim falamos corretamente, não é mesmo? Isso acontece porque a língua não foi feita a partir da gramática, mas sim a gramática a partir da língua.

Antes de começarmos nosso curso, é importante saber que estudar um idioma e estudar gramática são coisas diferentes, mas que se relacionam. O estudo da gramática ajuda no estudo do idioma, mas temos que tomar cuidado para não acabarmos estudando somente a gramática e deixarmos a língua real de lado. Sempre leia a escute muito em inglês, usando a gramática como um complemento, que serve para polir as imperfeições que ficarem ao longo do caminho. Um professor me disse que costumava dar KISS em todos os alunos, mas isso não quer dizer que ele beijava todos os alunos! KISS, nesse caso, quer dizer Keep It Simple and Short, ou seja, mantenha tudo simples e curto. Isso vale principalmente para a gramática: quando mais simples, clara e direta, melhor.

 

Gramática básica – Lição 01 – As classes gramaticais em inglês

A gramática divide as palavras em várias categorias diferentes: substantivos, adjetivos, advérbios, etc. Você deve lembrar desses nomes da época da escola, não? Pois em inglês esses nomes também existem. Mas calma, antes de você entrar em desespero, quero dizer que tudo isso é muito mais simples do que parece! Primeiramente, dê uma olhada nesse versinho, usado para decorar as categorias gramaticais em inglês.

Every name is called a noun,

As field and fountain, street and town

In place of noun the pronoun stands

As he and she can clap their hands.

The adjective describes a thing,

As magic wand or bridal ring.

Most verbs mean action, something do

To read and write, to jump and run.

How things are done the adverbs tell

As quickly, slowly, badly, well.

The preposition shows relation,

As in the street or at the station.

Conjunctions join, in many ways,

Sentences, words, or phrase and phrases

The interjection cries out, “Heed!

An exclamation point must

follow me!”

Nouns são os substantivos, as palavras que dão nome as coisas, como field (campo), fountain(fonte), street (rua) ou town (cidade).

Pronouns são os pronomes, que indicam pessoas e coisas, como he (ele) ou she (ela).

Adjectives são os adjetivos, que caracterizam as coisas, como magic (mágico) ou bridal (de noivado).

Verbs são ações, como read (ler), write (escrever), jump (pular) e run (correr).

Adverbs são os advérbios, que mostram como as coisas são feitas, como quickly (rapidamente),slowly (lentamente), badly (gravemente) ou well (bom, bem feito).

Prepositions são as preposições, que determinam relações entre as coisas com em in the street(na rua) e at the station (na estação).

Conjunctions são as conjunções, que ligam as palavras e frases, como or (ou) e and (e).

Por fim, interjections são as interjeições, que representam sons, falas, etc., como “stop!” (Pare!).

Você não precisa saber tudo isso de cor e salteado, basta ter uma noção de cada uma das categorias gramaticais. Nas lições futuras, veremos mais um pouco sobre cada categoria, e como eles funcionam.

 

Gramática básica – Lição 2 –Letras maiúsculas

Em inglês, letras maiúsculas são chamadas capital letters, big letters ou upper-case letters, ou simplesmente capitals. Assim como no português, em alguns casos deve-se usar obrigatoriamente as letras maiúsculas.

Em inglês, usa-se letras maiúsculas…

No começo de uma frase:

The book is on the table. – O livro está em cima da mesa.

You are going home. – Você está indo pra casa.

Please, leave me alone! – Por favor, me deixe sozinho!

Sempre que usamos a palavra I (eu):

I am a teacher. – Eu sou um professor.

John and I went to the party. – John e eu fomos para a festa.

I play soccer. – Eu jogo futebol.

Em nomes de pessoas e lugares:

John, Peter, Alice, James, Brazil, Japan, National University

Para dias da semana, meses do ano, festivais e feriados:

Sunday, Monday, Tuesday, October, November, December, Christmas, Mother’s Day, Father’s Day

 

Gramática básica – Lição 3 – Nouns: os substantivos em inglês

Nouns: os substantivos em inglês

Existem dois tipos de nouns (substantivos) em inglês: common nouns e proper nouns.

Common Nouns

 

São os nomes das coisas, pessoas, animais, etc.

Alguns nouns de coisas/objetos:

table: mesa

door: porta

chair: cadeira

cake: bolo

gate: portão

Alguns nouns de pessoas:

teacher: professor

student: estudante

reader: leitor

soldier: soldado

clown: palhaço

Alguns nouns de animais:

bird: pássaro

zebra: zebra

bear: urso

cow: vaca

lion: leão

Alguns nouns de lugares:

school: escola

mall: shopping center

beach: praia

park: parque

island: ilha

A lista abaixo mostra os 25 nouns mais usados no idioma Inglês:

  1. time – tempo
  2. person – pessoa
  3. year – ano
  4. way – caminho/modo
  5. day – dia
  6. thing – coisa
  7. man – homem
  8. world – mundo
  9. life – vida
  10. hand – mão
  11. part – parte
  12. child – criança
  13. eye – olho
  14. woman – mulher
  15. place – lugar
  16. work – trabalho
  17. week – semana
  18. case – caso/caixa
  19. point – ponto
  20. government – governo
  21. company – companhia, empresa
  22. number – número
  23. group – grupo
  24. problem – problema
  25. fact – fato

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Most_common_words_in_English

Proper Nouns

 

Proper Nouns são os nomes próprios, que designam pessoas, lugares e coisas específicas.Proper nouns sempre começam com letra maiúscula. Todos os nomes de pessoas, incluindo o seu, são proper nouns: John, Peter, Alice, Lisa, Beethoven, Harry Potter, Ali Baba, etc.

Nomes de países e nacionalidades são todos proper nouns:

Brazil – Brazilian

Brasil – brasileiro

America – American

América – americano

Japan – Japanese

Japão – japonês

China – Chinese

China – chinês

Egypt – Egyptian

Egito – egípcio

Todos os nomes de cidades, monumentos ou lugares famosos também são proper nouns:

London – Londres

New York – Nova Iorque

Tokyo – Tóquio

Statue of Liberty – Estátua da liberdade

Great Wall of China – A grande muralha da China

Niagara Falls – Cataratas do Niágara

Mount Everest – Monte Everest

Dias da semana, meses do ano e datas comemorativos também são propers nouns:

Days of the week – dias da semana

Sunday – domingo

Monday – segunda

Tuesday – terça

Wednesday – quarta

Thursday – quinta

Friday – sexta

Saturday – sábado

Months – meses

January – janeiro

February – fevereiro

March – março

April – abril

May – maio

June – junho

July – julho

August – agosto

September – setembro

October – outubro

November – novembro

December – dezembro

Datas comemorativas:

Christmas – Natal

Mother’s Day – Dia das mães

Father’s Day – Dia dos pais

Independence Day – Dia da independência

April Fool’s Day – Dia dos bobos/dia da mentira

 

Gramática básica – Lição 4 – Singular Nouns: substantivos singulares

Singular Nouns

Os nouns podem aparecer nas forma singular e plural. Quando falamos de uma única pessoa/coisa, o noun é singular. Quando falamos de várias pessoas/coisas, o noun é plural. Hoje vamos ver como funcionam os singular nouns.

Singular Nouns

a boy – um menino

a flower – uma flor

a computer – um computador

a girl – uma menina

a book – um livro

Você notou o “a” antes dos nouns? Esse “a” é o artigo “um/uma”. Ele sempre vai aparecer na frente dos singular nouns, afinal, se falarmos simplesmente “boy”, estamos falando “menino”, sem um sentido específico. Quando dizemos “a boy”, agora sim temos o sentido de “um menino”. Quando o noun for feminino, o “a” pode ser traduzido como “uma”, como no caso de “a girl”: “uma menina”.

Agora, dê uma olhada nos seguintes nouns:

an egg – um ovo

an unbrella – um guarda-chuva

an apple – uma maçã

an envelop – um envelope

an orange – uma laranja

Notou que, em vez de “a”, usamos “an”. O Significado de “an” é o mesmo de “a”: um/uma.Porém, usamos a antes de palavras que começam com um som de consoante (b,c,d,f,g, etc) e anantes de palavras que começam com som de vogal (a,e, i, o, u).

a player – um jogador – “player” começa com a consoante P, assim usamos “a”.

an apple – uma maçã – “apple” começa com a vogal “a”, assim usamos “an”.

A regra é simples:

antes de vogal = AN

antes de consoante = A

Exceção:

Lembre-se que isso diz respeito ao som, assim, palavras como university e uniform, embora comecem com vogal (“u”), têm o som de consoante no início: university fala-se “yunivãrssiti”, e uniforme fala-se “yunifórm”. Assim usamos “a”, e não “an”.

a university

a uniform

O mesmo ocorre com “hour”, que começa com a consonante H, mas tem som de “a” no começo, pois falamos “auãr”.

an hour

Felizmente, as exceções são poucas. Não fique muito preocupado e foque na regra de modo simples e eficiente: antes de vogal = AN, antes de consoante = A.

 

Gramática básica – Lição 5 – Plural Nouns: substantivos no plural

Plural Nouns

Na última lição aprendemos sobre os substantivos singulares. Hoje vamos aprender sobre os Plural Nouns, que são os substantivos no plural.

Usamos os plural nouns para definir qualquer coisa que exista em quantidades maiores do que um. Vejamos os exemplos:

Plural Nouns com S

book > books (livro > livros)

egg > eggs (ovo > ovos)

game > games (jogo > jogos)

photo > photos (foto > fotos)

A regra geral é bem simples, basta adicionar “S” no final no noun. Porém, em alguns casos teremos que adicionar ES, como nos seguintes exemplos.

Plural Nouns com ES

beach > beaches (praia >praias)

box > boxes (caixa > caixas)

watch > watches (relógio > relógios)

glass > glasses > (copo > copos)

Uma boa dica é notar que, geralmente, quando as palavras terminam com CH, SH, S, SS ou X, o plural será feito com ES.

Plural Nouns com IES

Há também plural nouns que terminam com IES.

butterfly > butterflies (borboleta > borboletas)

baby > babies (bebê > bebês)

family > families (família > famílias)

fairy > fairies (fada > fadas)

Nos nouns acima, trocamos o Y final por IES.

No entanto, caso o noun terminar com Y, mas vier precedido de uma vogal, o plural é feito somente com S:

key > keys (chave > chaves)

turkey > turkeys (peru > perus)

toy > toys (brinquedo > brinquedos)

day > days (dia > dias)

Nouns que terminam com F

Quandos os nouns terminam com a letra F, geralmente, trocamos o F por V e adicionamos um ES. Veja os exemplos:

leaf > leaves (folha > folhas)

shelf > shelves (prateleira > prateleiras)

thief > thieves (ladrão > ladrões)

wolf > wolves (lobo > lobos)

Porém, como sempre, há exceções.

chef > chefs (chefe de cozinha > chefes de cozinha)

cliff > cliffs (penhasco > penhascos)

handkerchief > handkerchiefs (lenço > lenços)

roof > roofs (teto > tetos)

Além disso, alguns nouns aceitam as duas formas, como, por exemplos dwarf (anão), que pode ter seu plural tanto como dwarves ou dwarfs. Há também palavras que terminam com FE, que do mesmo modo têm seu plural feito com VES: wife (esposa) > wives; knife (faca) > knives.

Nouns que terminam com O

Quando o nomes terminar com O, às vezes vamos acrescentar um S, outras vezes colocamos ES.

video > videos (vídeo > vídeos)

zoo > zoos (zoológico > zoológicos)

tomato > tomatoes (tomate > tomates)

potato > potatoes (batata > batatas)

hero > heroes (herói > heróis)

Plurais irregulares

Algumas palavras mudam completamente no plural. São os chamados plurais irregulares. É bom estar atento a essas palavras para não se confundir.

mouse > mice (rato > ratos)

foot > feet (pé > pés)

child > children (criança > crianças)

man > men (homem > homens)

woman > women (mulher > mulheres)

tooth > teeth (dente > dentes)

Algumas palavras apresentam uma única forma, tanto no singular como no plural.

sheep > sheep (ovelha > ovelhas)

fish > fish (peixe > peixes)

reindeer > reindeer (rena > renas)

Outras têm uma única forma, porém no plural.

pajamas (pijama)

sneakers (tênis)

pants (calças)

Pode parecer estranho, mas esses nomes realmente não têm forma singular. Você não pode dizer “a pajama” (um pijama), pois em inglês, é sempre “pijamas”.

 

Gramática básica – Lição 6 – Collective Nouns: substantivos coletivos

Depois de aprender sobre substantivos singulares e plurais, vamos ver hoje como funcionam os substantivos coletivos em inglês. Da mesma maneira que no português, os substantivos coletivos são palavras usadas para se referir e grupos de pessoas, animais ou coisas. Vejamos alguns exemplos de collective nouns:

family – família

crew – tripulação

orchestra – orquestra

band – banda

choir – coro

team – equipe/time

people – pessoas

O interessante é que esses nomes podem causar confusão na hora de usá-los com o verbo to be, por exemplo: devemos falar My family is (singular) ou My family are (plural)? Family é plural no sentido que são muitas pessoas, mas a palavra ainda é singular. Nesse caso, tanto is quando areestão certos, porém, para palavras como people, só podemos usar a forma plural! Tudo é uma questão de ir se acostumando com o uso, pois decorar o que é regra e o que é exceção é muito difícil.

Vejamos algumas frases usando os collective nouns:

a band of musicians – uma banda de músicos

a collection of books – uma coleção de livros

a team of players – um time de jogadores

a gang of robbers – uma gangue de ladrões

a flock of sheep – um rebanho de ovelhas

 

Gramática básica – Lição 7 – Masculine and Feminine Nouns: substantivos masculinos e femininos

Alguns substantivos em inglês têm formas diferentes para o masculino e o feminino. Isso acontece também em português, como no caso de “boi” e “vaca”. Masculine Nouns são os substantivos masculinos. Feminine Nouns são os substantivos femininos. Vamos conhecer alguns deles:

bride & bridegroom – noiva e noivo

rooster & hen – galo e galinha

lion & lioness – leão e leoa

king & queen – rei e rainha

boy & girl – menino e menina

man & woman – homem e mulher

brother & sister – irmão e irmã

wizard & witch– bruxo e bruxa

actor & actress – ator e atriz

prince & princess – príncipe e princesa

Note que em muitos casos, teremos a terminação –ess ou –ress nos substantivos femininos, comoactress, princess, lioness, etc.

 

Gramática básica – Lição 8 – Personal Pronouns: os pronomes pessoais

Já aprendemos sobre os nouns, que são os substantivos em inglês. Continuando nosso curso de gramática básica, vamos aprender agora sobre os pronouns, que são os pronomes em inglês. Para quem não sabe, um pronome é uma palavra que substitui um substantivo ou um nome próprio. Existem diferentes tipos de pronomes e nós vamos ver cada um deles aqui no nosso curso!

Personal Pronouns

Os pronomes mais conhecidos são os pronomes pessoais, que em inglês chamamos de Personal Pronouns. Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença. Vejamos alguns exemplos.

My name is João I am a teacher.
Meu nome é João. Eu sou professor.

This is my father. He is a teacher.
Este é meu pai. Ele é professor.

This is my mother. She is a lawyer.
Esta é minha mãe. Ela é advogada.

I have a blog. It is about English.
Eu tenho um blog. É (meu blog) sobre inglês.

I have a brother and a sister. They are Jorge and Mary.
Eu tenho um irmão e uma irmã. Eles são Jorge e Mary.

You are a student.
Você é um estudante.

My family and I live in a big city. We have an apartment.
Eu e minha família vivemos em uma cidade grande. Nós temos um apartamento.

Conhecer os pronomes pessoais é de suma importância. Muitos estudantes ainda confundem hecom she ou we com they. É preciso saber todos os pronomes naturalmente, na ponta da língua! Outro ponto importante é o pronome it, que significa ela ou ela quando usado para se referir a objetos e animais, sendo muitas vezes traduzido como “isto”. Esse pronome causa muita confusão porque não existe em português, onde temos somente “ele” e “ela”. Futuramente aprenderemos mais sobre o pronome it.

Agora  vamos falar um pouco sobre os pronomes pessoais quando usados com objetos. Complicado? Por exemplo, quando dizemos “Ela gosta de bolo”, “ela” é o sujeito, é quem faz a ação de gostar de bolo. Já quando dizemos “Todo mundo gosta dela”, “dela” é o objeto da frase (o sujeito é “todo mundo”). “Dela” também é um pronome, e são justamente esses pronomes que vamos aprender hoje.

Vamos começar logo com exemplos, pois assim fica mais fácil!

Look at me! (E não “Look at I”)
Olhe pra mim!

My mother is kind. Everybody likes her. (E não “Everybody likes she”)
Minha mãe é gentil. Todo mundo gosta dela.

Lisa, I told you to tidy your bed!
Lisa, eu falei para você arrumar sua cama!

Sharon and Jenny! Dad is waiting for you!
Sharon e Jenny! O pai está esperando por vocês!

Luck and I are playing in the park. Dad is watching us. (E não “Dad is watching we”)
Luck e eu estamos brincando no parque. O pai está nos observando.

Baby birds cannot fly. Mother bird has to feed them. (E não “feed they”)
Pássaros bebês não pode voar. A mãe tem que os alimentar.

Tom likes riding my biclycle. I sometimes lend it to him. (E não “lend it to he”)
Tom gosta de andar na minha bicicleta. Às vezes, eu empresto ela para ele.

Aqui vai uma tabelinha com os pronomes:

Como sujeito Como objeto
I me
you you
he
she
it
him
her
it
we us
you you
they them

Gramática básica – Lição 10 – Reflexive Pronouns: os pronomes reflexivos

Além dos pronomes pessoais e dos pronomes pessoais usados como objetos, temos ainda os pronomes reflexivos. Eles causam um pouco de confusão, pois costumamos estabelecer muitas regras desnecessárias para usá-los. Na minha opinião, o melhor é entender o significado dos pronomes reflexivos e nada mais que isso. Eles são:

myself > eu mesmo
yourself > você mesmo
himself > ele mesmo
herself > ela mesma
itself > si mesmo
ourselves > nós mesmos
yourselves > vocês mesmos
themselves > eles mesmos

Vejamos os exemplos:

I made this cake myself.
Eu mesmo fiz esse bolo.

Be careful with the knife. You’ll cut yourself.
Tenha cuidado com a faca. Você vai se cortar. (Você vai cortar você mesmo)

Michael is looking at himself in the mirror.
Michael está se olhando no espelho. (Michael está olhando ele mesmo no espelho)

Susan has hurt herself.
Susan se machucou. (Susan machucou ela mesma)

Our cat washes itself after each meal.
Nosso gato se lava após cada refeição. (Nosso gato lava a si mesmo após cada refeição)

We organized the party all by ourselves.
Organizamos a festa por conta própria. (Organizamos a festa tudo por nós mesmos)

Come in, children, and find yourselves a seat.
Entrem, crianças, e achem seus lugares vocês mesmas.

Baby birds are too young to look after themselves.
Pássaros bêbes são muito novos para tomarem conta de si mesmos. (deles mesmo)

 

Gramática básica – Lição 11 – Interrogative Pronouns: os pronomes interrogativos

Nas últimas lições aprendemos sobre pronomes, pronomes como objetos e pronomes reflexivos. Hoje, vamos aprender sobre os pronomes interrogativos, que são as palavras usadas para fazer perguntas. Os pronomes interrogativos são MUITO importantes, pois se você errar o pronome, mudará totalmente o sentido da frase. Não há regras rígidas para usá-los, você só tem que saber o que cada um deles significa. Vamos ver quais são os pronomes interrogativos!

Who

Who quer dizer “quem?”. Veja os exemplos:

Who are you? Quem é você?
Who are those people? Quem são estas pessoas?
Who goes first? Quem vai primeiro?

Whose

Whose quer dizer “de quem”. Cuidado para não confundir Whose com Who, pois eles são bem diferentes!

Whose umbrella is this? De quem é este guarda-chuva?
Whose gloves are these? De quem são estas luvas?
Whose book is this? De quem é este livro?

Colocando de forma simples:

Whose book = livro de quem?
Whose car = carro de quem?
Whose gloves = luvas de quem?

What

What é provavelmente o pronomes interrogativo mais conhecido. Ele que dizer “o que”, “que” ou mesmo “qual”.

What is your name? Qual é o seu nome?
What is the time? Que horas são?
What are you talking about? (Sobre) O que vocês estão falando?
What is your dog’s name? Qual o nome do seu cachorro?

Which

Which quer dizer “qual” e costuma causar confusão com What. Which é usado sempre que temos opções, quando escolhemos entre várias coisas.

Which do you prefer? Qual você prefere?
Which of these bags is yours? Qual mala é a sua?
Which do you like? De qual você gosta?

Veja que se trocarmos Which por What, o sentido muda:

What do you prefer? O que você prefere?
What do you like? O que você gosta?

 

Gramática básica – Lição 12 – Demonstrative Pronouns: os pronomes demonstrativos

Continuando nossas lições sobre pronomes, hoje vamos aprender os pronomes demonstrativos, que são chamados de Demonstrative Pronouns em inglês.

Os pronomes demonstrativos servem para “apontar” coisas que ficam a certa distância de quem fala. Por exemplo: quando você pega uma caneta na mão e diz “Esta caneta é minha”, “esta” é o pronome demonstrativo.

Existem quatro pronomes demonstrativos em inglês: this, these, that e those.

THIS
“This” serve para indicar/apontar coisas que estão perto de você.

This is my house.
Esta é minha casa.

This is a book.
Isto é um livro.

What is this?
O que é isto?

Hi João, this is Maria!
Olá João, esta é a Maria!

THESE
“These” é o plural de “this”. Serve para indicar/apontar coisas que estão perto de você, mas no plural.

These are my books.
Estes são meus livros.

These are my friends.
Estes são meus amigos.

Whose books are these?
De quem são estes livros?

THAT
“That” serve para indicar/apontar coisas que estão longe de você.

That is John’s house.
Aquela é a casa de John.

That is a mountain.
Aquilo é uma montanha.

That’s not mine!
Aquilo não é meu?

Hello, is that you, George?
Olá, é você que está aí, George?

THOSE
“Those” é o plural de “that”. Serve para indicar/apontar coisas que estão longe de você, mas no plural.

Those are my books.
Aqueles são meus livros.

Those are horses.
Aqueles (animais) são cavalos.

Those people are bad.
Aquelas pessoas são más.

 

Gramática básica – Lição 13 – Adjectives: os adjetivos em inglês

Continuando nosso curso de gramática básica, hoje vamos falar um pouco sobre os adjetivos! Você se lembra o que são adjetivos? Adjetivos são palavras que servem para descrever/caracterizar outras palavras. Por exemplo: bom, bonito, caro, barato, inteligente, alto, baixo, etc. Todas essas palavras são adjetivos.

Em português, os adjetivos quase sempre vêm depois de um substantivo. Por exemplo: “homem alto”. “Homem” é o substantivo, “alto” o adjetivo. Outro exemplo: “tapete vermelho”. “Tapete” é o substantivo, “vermelho” o “adjetivo”.

Porém em inglês a regra é justamente o contrário: os adjetivos vêm ANTES do substantivo. Assim, “homem alto” é “tall man” (tall = alto, man = homem), e “tapete vermelho” é “red carpet” (red = vermelho, carpet = tapete).

Vamos então dar uma olhada em mais alguns adjetivos, todos sempre acompanhados de um substantivo, para ficar mais claro e fácil de entender!

smart dog (smart = inteligente/esperto)
cachorro inteligente/esperto

old house (old = velho/velha)
casa velha

deep sea (deep = fundo/profundo)
mar fundo/profundo

beautiful day (beautiful = bonito/bonita)
dia bonito

difficult problem (difficult = difícil)
problema difícil

large bed (large = grande)
cama grande

dark room (dark = escuro/escura)
sala escura

strong flavor (strong = forte)
sabor forte

good boy (good = bom)
bom menino

 

Gramática básica – Lição 14 –Adjetivos terminados em –ful e –less

Os adjetivos em inglês têm diferentes terminações, e isso pode ser muito útil ao aprender essas novas palavras ou mesmo entender o significado de adjetivos que nunca vimos. Como sempre, vamos dar um olhada em alguns exemplos para facilitar!

Adjetivos terminados em -ful

A terminação –ful significa “ter muito, estar cheio de”, por exemplo:

pain = dor (substantivo)
painful = doloroso (adjetivo)

care = cuidado (substantivo)
careful = cuidadoso (adjetivo)

Veja que se soubermos o significado de “pain” e “care” e entendermos a terminação “-ful”, automaticamente entenderemos o significado de “painful” e “careful”. Se eu lhe falar que “color” significa “cor”, como será que dizemos “colorido”? Pensou… a resposta é “colorful”. E se “hope” é “esperança”, como dizemos “esperançoso”? Pensou… a resposta é “hopeful”. Simples, não?

Adjetivos terminados em –less

Ao contrário de –ful, a terminação –less significa “sem nada, faltando”, por exemplo:

pain = dor (substantivo)
painless = indolor (adjetivo)

care = cuidado (substantivo)
careless = descuidado (adjetivo)

Do mesmo que a terminação –ful, podemos descobrir o sentido de muitas palavras que terminam com –less. Se “hope” é “esperança”, como dizemos “sem esperança”? Dizemos “Hopeless”! E como dizemos “incolor”? A resposta é “colorless”.

Vamos dar uma olhada em mais alguns adjetivos terminados em –ful e –less:

beautiful = bonito
boastful = orgulhoso/prepotente
delightful = prazeroso
doubtful = questionável/duvidoso
dreadful = apavorante
dutiful = dócil/zeloso
successful = bem sucedido
useful = útil
wonderful = maravilhoso

aimless = sem objetivo
brainless = desmiolado
effortless = fácil, sem esforço
endless = infinito, interminável
flawless = impecável, perfeito
merciless = cruel, sem misericórdia
pointless = inútil
reckless = temerário, impulsivo

 

Gramática básica – Lição 15 – Os comparativos

Para comprar duas em coisas em inglês precisamos usar palavras chamadas de “comparativos”. Por exemplo, como dizemos que fulano é mais alto que ciclano, ou que beltrano é mais inteligente que ciclano? Em português usamos a construção “mais isso/mais aquilo”, porém em inglês a coisa é um pouco diferente: não podemos dizer “more tall” (more = mais tall = alto) ou more intelligent (more = mais intelligent = inteligente), pois essas são construções erradas em inglês. O correto é usar as palavras “taller” (mais alto) e “smarter” (mais inteligente).

Quase sempre os comparativos são palavras que terminaram com –er. Vejamos alguns exemplos:

cheap = barato
cheaper = mais barato

slow = lento
slower = mais lento

new = novo
newer = mais novo

rich = rico
richer = mais rico

small = pequeno
smaller = menor

Todas essas palavras são comparativos. É muito importante conhecê-las e entendê-las para não usar construções “more small” ou “more rich”, que são erradas. E por falar em usar, vamos ver como usamos os comparativos para formar frases.

Usando os comparativos para formar frases

Normalmente ao usar um comparativo, ele estará acompanhado da palavra “than”, que significa “que” em sentido de comparação. Vamos aos exemplos:

This book is cheaper than that book.
Este livro é mais barato que aquele livro.
I am richer than you.
Eu sou mais rico que você.

My house is smaller than your house.
Minha casa é menor que a sua.

João is taller than Maria.
João é mais alto que Maria.

May car is slower than your car.
Meu carro é mais lento que o seu carro.

DICA: lembre-se que os adjetivos normalmente são usados com a palavra “than” (que), mas não confunda “than” com “then”. THEN, com E, significa ENTÃO.

 

Gramática básica – Lição 16 – Os superlativos

Você sabe o que é um superlativo? Superlativos são palavras que exprimem o nível mais alto de alguma coisa, o maior, o suprassumo, etc. Por exemplo: sabemos que “alto” em inglês é “tall”, e que “mais alto (que alguma coisa)” é “taller”. Mas como falamos “o mais alto de todos”? Pois é aí que entram os superlativos, que são palavras usadas para dizer “o mais alto”, “o mais bonito”, “o mais rápido”, etc. Os superlativos normalmente terminam com –est.  Vamos dar uma olhada e alguns deles.

tall = alto
tallest = o mais alto

The tallest boy in the room.
O menino mais alto na sala.

simple = simples
simplest = o mais simples

The simplest form.
A forma mais simples.

thin = fino
thinnest = o mais fino

The thinnest skin of the body.
A pele mais fina no corpo.

hot = quente
hottest = o mais quente

Summer os the hottest season.
O verão é a estação mais quente.

heavy = pesado
heaviest = o mais pesado

The heaviest box.
A caixa mais pesada.

easy = fácil
easiest = o mais fácil

The easiest problem.
O problema mais fácil.

 

Gramática básica – Lição 17 – Comparativos e superlativos com more e most

Nas duas últimas lições você aprendeu sobre os comparativos, que normalmente terminam com –er, e os superlativos, que normalmente terminal com -est. Porém, existem comparativos e superlativos que são “exceções” à regra, e são justamente eles que vamos aprender hoje:

Comparativos com MORE

Alguns comparativos são formados com a palavra MORE.

delicious = delicioso
more delicious = mais delicioso

This is more delicious than you think.
Isto é mais delicioso do que você pensa.

comfortable = confortável
more comfortable = mais confortável (que)

Which sofa is more comfortable?
Qual sofá é mais confortável?

polite = educado
more polite = mais educado (que)

Please, be more polite to people.
Por favor, seja mais educado com as pessoas.

charming = charmoso
more charming = mais charmoso

A more charming man.
Um homem mais charmoso.

Superlativos com MOST

Alguns superlativos são formados com a palavra MOST.

delicious = delicioso
most delicious = mais delicioso (de todos)

The most delicious pizza.
A pizza mais deliciosa.

comfortable = confortável
most comfortable = mais confortável (de todos)

This is the most comfortable place in the house.
Este é o local mais confortável na casa.

polite = educado
most polite = mais educado (de todos)

He is the most polite person I know.
Ele é a pessoa mais educada que eu conheço.

charming = charmoso
more charming = mais charmoso (de todos)

The most charming man.
O homem mais charmoso (de todos).

Em geral, os adjetivos e superlativos mais curtos usam as terminações -er/-est, e os mais compridos usam as palavras most e more. Alguns mesmo admitem as duas formas, usando as terminações -er/-est ou as palavras more/most. O melhor para aprender é entender essa diferença e ir se acostumando com os adjetivos através do uso, pois tentar decorar todos eles é muito trabalhoso.

 

Gramática básica – Lição 18 – Comparativos e superlativos irregulares

Até aqui aprendemos que certos comparativos e superlativos são formados com as terminações –er/-est ou com as palavras more/most. Porém, para terminar nossas explicações sobre o uso dos comparativos e superlativos, ainda precisamos falar dos comparativos e superlativos irregulares, que são aqueles que não usam nem terminações nem as palavras more/most, mas sim palavras completamente diferentes!

Good, Better e Best

O primeiro caso é “good”. “Good” significa “bom”, mas quando usado como comparativo, não existe “gooder” ou “more good”. A palavra correta é “better”. Para formar o superlativo, também não existe “goodest” ou “most good”. O correto é “best”. Resumindo:

good = bom
better = melhor (que)
best = melhor (de todos)

I’m good at English. = Eu sou bom em inglês.
I’m better then you. = Eu sou melhor que você.
I’m the best soccer player. = Eu sou o melhor jogador de futebol.

Bad, worse e worst.

O segundo caso é “bad”. “Bad” significa “mau/ruim”, mas quando usado como comparativo, não existe “bader” ou “more bad”. A palavra correta é “worse”. Para formar o superlativo, também não existe “badest” ou “most bad”. O correto é “worst”. Resumindo:

bad = mau/ruim
worse = pior (que)
worst = pior (de todos)

I’m bad at English. = Eu sou ruim em inglês.
I’m worse than you. = Eu sou pior que você.
I’m the worst soccer player. = Eu sou o pior jogador de futebol.

Observação

Existem alguns outros casos, algumas outras palavras que se encaixam nessas exceções como far/farther/farthest, few/less/least, many/more/most, porém seus usos são mais específicos e serão cobertos em futuras lições, assim o melhor é você aprender somente good/better/best e bad/worse/worst no momento.

 

Gramática básica – Lição 19 – Os pronomes possessivos

Nas lições 8 a 12, falamos sobre diversos tipos de pronomes. Porém, um tipo importante de pronome ainda não foi discutido/estudado aqui: os pronomes possessivos. Como o próprio nome já diz, os pronomes possessivos indicam “posse”, ou seja, indicam que alguma coisa pertence a alguém. Vamos dar uma olhada em cada um dos pronomes possessivos, sempre com exemplos de uso.

MY = meu

My car is blue.
Meu carro é azul.

I like my computer.
Eu gosto do meu computador.

This is my son.
Este é meu filho.

YOUR = seu

You car is blue.
Seu carro é azul.

I like your hair.
Eu gosto do seu cabelo.

Let’s go to your house.
Vamos para sua casa.

HIS = dele

His car is blue.
O carro dele é azul.

I like his hair.
Eu gosto do cabelo dele.

Let’s go to his house.
Vamos para a casa dele.

HER = dela

Her car is blue.
O carro dela é azul.

I like her hair.
Eu gosto do cabelo dela.

Let’s go to her house.
Vamos para a casa dela.

OUR = nosso

Our car is blue.
Nosso carro é azul.

Our friends are here.
Nossos amigos estão aqui.

Let’s go to our house.
Vamos para nossa casa.

YOUR = seus

Your friends are here.
Seus amigos estão aqui.

Where are your parents.
Onde estão seus pais?

THEIR = deles/delas

Their car is blue.
O carro deles/delas é azul. (deles/delas dependerá do contexto)

Let’s go to their house.
Vamos para a cara deles/delas (deles/delas dependerá do contexto)

Their friends are not here.
Os amigos deles/delas são estão aqui. (deles/delas dependerá do contexto)

 

Gramática básica – Lição 20 – Os advérbios

Muita gente provavelmente ainda fica meio em dúvida ao ouvir a palavra “advérbio”. O que é isso mesmo? Adjetivo, verbo, substantivo? A maneira mais fácil de entender o que é um “advérbio” é compará-lo com um adjetivo. Um adjetivo é uma palavra que descreve um substantivo. Por exemplo: “carro rápido”. “Rápido” é um adjetivo, que descreve como é o “carro”. “Pessoa inteligente”. “Inteligente” é um adjetivo que descreve como é a “pessoa”. Já os advérbios não descrevem “coisas”, mas sim “como fazemos as coisas”. Eles vêm sempre junto de um verbo. Por exemplo: “andar lentamente”. “Andar” é um verbo, “lentamente” é um advérbio, que descreve como andamos. “Lutar bravamente”. “Lutar” é um verbo, “bravamente” é um advérbio, que descreve a maneira como lutamos. Como você já deve ter notado, os advérbios normalmente são aquelas palavras terminadas em –mente.

Em inglês os advérbios não terminam com –mente, mas sim com –ly. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos para que você entenda melhor!

brave = bravo
bravely = bravamente

He fights bravely.
Ele luta bravamente.

bright = brilho
brightly = com brilho (“brilhamente”)

The sun is shinning brightly.
O sol está brilhando muito (com brilho).

slow = lento
slowly = lentamente

The old man walked slowly.
O homem velho andava lentamente.

Clear = claro
clear = de maneira clara (claramente)

Please speak clearly.
Por favor fale de maneira clara/claramente.

skillful = habilidoso
skillfullly = com habilidade

She played skillfully.
Ela jogou com habilidade.

Smart = esperto/inteligente
smartly = de maneira inteligente/esperta

“I never had that trouble”, he said smartly.
“Nunca tive esse problema”, ele falou de maneira esperta.

careful = cuidadoso
carefully = cuidadosamente

Watch the movements of the suspicious man carefully.
Observar os movimentos do homem suspeito cuidadosamente.

efficient = eficiente
efficiently = eficientemente

Which worker works more efficiently?
Qual trabalhador trabalha de forma mais eficiente/mais eficientemente?

 

Gramática básica – Lição 21 – Advérbios de tempo

aprendemos o que são os advérbios. Hoje, continuaremos a falar sobre eles, mas mais especificamente dos advérbios de tempo. Os advérbios de tempo em geral não terminam com a terminação –ly, como a grande maioria dos advérbios, mas como eles são muito importantes, é bom estudá-los e conhecê-los. Vamos dar uma olhada em alguns deles:

always = sempre

I always study English.
Eu sempre estudo inglês.

He always plays this game.
Ele sempre joga este jogo.

often = frequentemente

I often drink beer.
Eu bebo cerveja frequentemente.

They often play soccer.
Eles jogam futebol frequentemente.

sometimes = às vezes

Sometimes I go to the club.
Às vezes eu vou ao clube.

My friend sometimes studies with me.
Às vezes meu amigo estudo comigo.

rarely = raramente

I rarely eat junk food.
Eu raramente como porcaria (fast food).

I rarely study Japanese.
Eu raramente estudo japonês.

never = nunca

I never go home alone.
Eu nunca vou para casa sozinho(a).

You never listen to me.
Você nunca me escuta.

again = de novo/novamente

I failed again.
Eu falhei novamente/de novo.

To get good, you have to practice again and again.
Para ficar bom, você tem que praticar muitas e muitas vezes (“de novo e de novo”).

Esses são apenas alguns exemplos, porém existem muitos outros advérbios de tempo como early (cedo), late (tarde), yesterday (ontem), today (hoje), tomorrow (amanhã), this year (este ano), last year (ano passado), next year (ano que vem), this morning (hoje de manhã), etc. Esta lição é apenas uma base, para você tomar conhecimento de como eles funcionam, assim não deixe de continuar estudando!

 

Gramática básica – Lição 22 – Advérbios de lugar

Depois de aprendermos sobre os advérbios e os advérbios de tempo, hoje vamos falar um pouco sobre os advérbios de lugar. Eles servem para indicar os lugares onde as coisas acontecem, como dentro, fora, em cima, embaixo, aqui, lá, etc. Do mesmo modo que os advérbios de tempo, eles não costumam terminar com a terminação –ly (como os advérbios regulares).

Vamos então dar uma olhada em alguns advérbios de lugar:

here = aqui

Come here!
Venha aqui!

I am here.
Eu estou aqui.

there = lá

Put the book there.
Coloque o livro .

Don’t go there.
Não vá .

everywhere = em/por todo lugar

They are everywhere!
Eles estão por/em todo lugar!

inside = do lado de dentro

Inside the box.
Dentro da caixa.

Inside my house.
Dentro da minha casa.

outside = do lado de fora

Outside the box.
Fora da caixa.

Outside my house.
Fora da minha casa.

abroad = fora do país

I will study abroad.
Eu vou estudar fora do país.

between = entre

Between you and me.
Entre eu e você.

Between the cinema and the petshop.
Entre o cinema e o petshop;

on = em cima

The book is on the table.
O livro está em cima da mesa. (Esse você já sabia, certo?)

under = embaixo

The book is under the table.
O livro está embaixo da mesa.

Esses são apenas alguns exemplos, porém existem muitos outros advérbios de lugar. Esta lição é apenas uma base, para você tomar conhecimento de como eles funcionam, assim não deixe de continuar estudando!

 

Curso de gramática intermediária

  • Lição 1 – O verbo to be
  • Lição 2 – O verbo to be no negativo
  • Lição 3 – As contrações do verbo to be
  • Lição 4 – Fazendo perguntas com o verbo to be
  • Lição 5 – “It is” e “It is not”: “É” e “não é” em inglês
  • Lição 6 – Verbos em Inglês – Simple Present
  • Lição 7 – Verbos em Inglês – Present Simple Negative
  • Lição 8 – Verbos em Inglês – Present Simple Interrogative
  • Lição 9 -Verbos em Inglês – Present Continuous
  • Lição 10 – Verbos em Inglês – Present Continuous Negative
  • Lição 11 – Verbos em Inglês – Present Continuous Interrogative
  • Lição 12 – O passado do verbo to be
  • Lição 13 – O passado negativo do verbo to be
  • Lição 14 – As contrações do verbo to be no passado negativo
  • Lição 15 – Past simple: o passado simples
  • Lição 16 – Past simple irregular verbs: verbos irregulares no passado simples
  • Lição 17 – Past simple negative: a forma negativa do passado simples
  • Lição 18 – Past simple interrogative: fazendo perguntas no passado
  • Lição 19 – Future tense with will: o futuro em inglês usando “will”

 

Gramática intermediária – Lição 01 – O verbo to be

Ah sim, o verbo to be, aquele que aprendemos na quinta, sexta, sétima e oitava série! “Por que será que todo ano temos que aprender o tal do verbo to be”, perguntam-se os alunos! O verbo to be é o principal verbo da língua inglesa e, embora seja simples, se mal ensinado, pode causar muita confusão.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que todos os verbos em inglês, quando estão no infinitivo, tem um “to” na frente, por exemplo:

to drink – beber
to eat – comer
to go – ir
to speak – falar
to be – ser/estar

Esse “to” cai fora quando usamos os pronomes (eu, você, ele, ela, nós, etc). Assim, falamos I speak (Eu falo) e não I to speak, e You go (Você vai), e não You to go. Porém, o verbo to be é especial, pois não falamos I be, You be, He be, etc. Ele é um verbo que funciona diferente de todos os outros verbos da língua inglesa.

Conjugamos o verbo to be da seguinte maneira:

I am – Eu sou/estou
You are – Você é/está
He is – Ele é/está
She is – Ela é/está
It is – Isto é/está
We are – Nós somos/estamos
You are – Vocês são/estão
They are – Eles são/estão

Veja a comparação entre a conjugação do verbo to be e outro verbo “normal”, to work (trabalhar):

I am 

 

You are

 

He is

She is

It is

We are

You are

The are

I work 

 

You work

 

He works

She works

It works

We work

You work

They work

Note como o verbo to be muda para “am”, “are” e “is”, enquanto o verbo to work fica sempre igual, com exceção do acréscimo de um “s” para he, she e it.

TO BE = ser/estar

Veja agora alguns exemplos de frases com o verb to be:

I am a teacher. – Eu sou professor.
I am Brazilian. – Eu sou brasileiro.
I am 25 years old. – Eu tenho 25 anos. (Veja que usamos o verbo ser/estar para falar que temos 25 anos. Fica estranho, pois se traduzirmos ao pé da letra a frase seria “Eu sou/estou 25 anos”, mas é assim mesmo que se fala!)
I am here. – Eu estou aqui.
I am at home. – Eu estou em casa.

You are John. – Você é o John.
You are happy. – Você é feliz.
You are a student. – Você é um aluno.
You are a good student. – Você é um bom aluno.
Your are at the station. – Você está na estação.

He is Roberto. – Ele é o Roberto.
He is my friend. – Ele é meu amigo.
He is an engineer. – Ele é um engenheiro.
He is there. – Ele está lá.

She is Pollyanna. – Ela é a Pollyanna.
She is my wife. – Ela é minha esposa.
She is a teacher. – Ela é professora.
She is working. – Ela está trabalhando.

It is a book. – É um livro.
It is a computer. – É um computador
It is a car. – É um carro.
It is there. – Está lá.

We are students. – Nós somos estudantes.
We are studying English. – Nós estamos estudando inglês.
We are here. – Nós estamos aqui.

You are soccer players. – Vocês são jogadores de futebol.
You are playing soccer. – Vocês estão jogando futebol.
You are late. – Vocês estão atrasados.

They are my parents. – Eles são meus pais.
They are going home. – Eles estão indo para casa.
They are at the school. – Eles estão na escola.

 

Gramática intermediária – Lição 02 – O verbo to be no negativo

Na primeira lição do curso de gramática intermediária, aprendemos o que é e como utilizamos o verbo to be, porém somente na forma afirmativa. Agora vamos ver como usamos a forma negativado verbo.

Para transformar o verbo to be em sua forma negativa, basta adicionar um NOT logo após o verbo:

I am – Eu sou/estou
You are – Você é/está
He is – Ele é/está
She is – Ela é/está
It is – Isto é/está
We are – Nós somos/estamos
You are – Vocês são/estão
They are – Eles são/estão
I am not– Eu não sou/estou
You are not – Você não é/está
He is not – Ele não é/está
She is not – Ela não é/está
It is not – Isto não é/está
We are not – Nós não somos/estamos
You are not – Vocês não são/estão
They are not – Eles não são/estão

Simples, não? Veja agora como ficam os exemplos da lição 1 no negativo:

I am not a teacher. – Eu não sou um professor.
I am not Brazilian. – Eu não sou brasileiro.
I am not 25 years old. – Eu não tenho 25 anos.
I am not here. – Eu não estou aqui.
I am not at home. – Eu não estou em casa.

You are not John. – Você não é o John.
You are not happy. – Você não é feliz.
You are not a student. – Você não é um estudante.
You are not a good student. – Você não é um bom estudante.
You are not at the station. – Você não está na estação.

He is not Roberto. – Ele não é o Roberto.
He is not my friend. – Ele não é meu amigo.
He is not an engineer. – Ele não é um engenheiro.
He is not there. – Ele não está lá.

She is not Pollyanna. – Ela não é a Pollyanna.
She is not my girlfriend. – Ela não é minha namorada.
She is not a teacher. – Ela não é professora.
She is not working. – Ela não está trabalhando.

It is not a book. – Não é um livro.
It is not a computer. – Não é um computador
It is not a car. – Não é um carro.
It is not there. Não está lá.

We are not students. – Nós não somos alunos.
We are not studying English. – Nós não estamos estudando Inglês.
We are not here. – Nós não estamos aqui.

You are not soccer players. – Vocês não são jogadores de futebol.
You are not playing soccer. – Vocês não estão jogando futebol.
You are not late. – Vocês não estão atrasados.

They are not my parents. – Eles não são meus pais.
They are not going home. – Eles não estão indo para casa.
They are not at the school. – Eles não estão na escola.

 

Gramática intermediária – Lição 3 – As contrações do verbo to be

As contrações do verbo to be

O inglês é uma língua que usa muitas contrações, que são versões menores de uma ou mais palavras. Normalmente são duas palavras que se juntam e formam uma única. O verbo to be, que aprendemos nas duas últimas lições, tanto na sua forma afirmativa quanto negativa, apresenta contrações, que vamos aprender na lição de hoje.

Na forma afirmativa, as contrações do verbo to be são:

I am = I’m > Eu sou/estou

You are = You’re >Você é/está

He is = He’s > Ele é/está

She is = She’s > Ela é/está

It is = It’s > Isto é/está

We are = We’re > Nós somos/estamos

You are = You’re > Vocês são/estão

They are = They’re > Eles são/estão

Lembre-se que o significado das contrações e das “não contrações” são exatamente os mesmos, assim I am e I’m têm exatamente o mesmo significado. Veja o vídeo abaixo do professor Paul e preste bem atenção em como pronunciar as formas contraídas.

Na forma negativa usaremos a seguinte regra:

are not = aren’t

is not = isn’t

He is not = He isn’t > Ele não é/está

She is not = She isn’t > Ela não é/está

It is not = It isn’t > Isso não é/está

We are not = We aren’t > Nós não somos/estamos

You are not = You aren’t > Vocês não são/estão

They are not = They aren’t > Eles não são/estão

 

Se usarmos as contrações positivas com formas negativas, acabaremos assim:

I am not = I’m not > Eu não sou/estou

You are not = You’re not > Você não é/está

He is not = He’s not > Ele não é/está

She is not = She’s not > Ela não é/está

It is not = It’s not > Isso não é/está

We are not = We’re not > Nós não somos/estamos

You are not = You’re not > Vocês não são/estão

They are not = They’re not > Eles não são/estão

Vamos agora olhar como ficariam os exemplos das últimas aulas nas formas contraídas:

I am not a teacher.

I’m not a teacher.

Eu não sou um professor.

 

I am not here.

I’m not here.

Eu não estou aqui.

 

You are not John.

You’re not John ou You aren’t John.

Você não é o John.

 

You are not happy.

You’re not happy ou You aren’t happy.

Você não é/está feliz.

 

Your are not at the station.

You’re not at the station ou You aren’t at the station.

Você não está na estação.

 

He is not Roberto.

He’s not Roberto ou He isn’t Roberto.

Ele não é o Roberto.

 

He is not my friend.

He’s not my friend ou He isn’t my friend.

Ele não é meu amigo.

 

He is not there.

He’s not there ou He isn’t there.

Ele não está lá.

 

She is not Pollyanna.

She’s not Pollyanna ou She isn’t Pollyanna.

Ela não é a Pollyanna.

 

She is not my girlfriend.

She’s not my girlfriend ou She isn’t my girlfriend.

Ela não é minha namorada.

 

She is not working.

She’s not working ou She isn’t working.

Ela não está trabalhando.

 

It is not a book.

It’s not a book ou It isn’t a book.

Não é um livro.

 

It is not a computer.

It’s not a computer ou It isn’t a computer.

Não é um computador

 

It is not there.

It’s not there ou It isn’t there.

Não está lá.

 

We are not students.

We’re not students ou We aren’t students.

Nós não somos estudantes.

 

We are not studying English.

We’re not studying ou We aren’t studying English.

Nós não estamos estudando inglês.

 

We are not here.

We’re not here ou We aren’t here.

Nós não estamos aqui.

 

You are not soccer players.

You’re not soccer players ou You aren’t soccer players.

Vocês não são jogadores de futebol.

 

You are not playing soccer.

You’re not playing soccer ou You aren’t playing soccer.

Vocês não estão jogando futebol.

 

They are not my parents.

They’re not my parents ou The aren’t my parentes.

Eles não são meus pais.

 

They are not going home.

They’re not going home ou They aren’t going home.

Eles não estão indo para casa.

 

They are not at the school.

They’re not at school ou The aren’t at school.

Eles não estão na escola.

 

Gramática Intermediária – Lição 4 – Fazendo perguntas com o verbo to be

Neste ponto do nosso curso você já deve saber como funciona o verbo to be, como funciona suaforma negativa e também como fazer as contrações, tanto positivas quanto negativas. Agora vamos ver como podemos fazer perguntas com o verbo to be, ou seja, sua forma interrogativa.

Tudo se resume a uma única e simples regra:

Para passar o verbo to be para a forma interrogativa, basta inverter o sujeito e o verbo.

You are > Are you?

“You are” passar a ser “Are you?”, simples não? Assim, numa frase como “You are John”, podemos transformá-la em uma pergunta da seguinte maneira: “Are you John?”. E isso serve para todo o verbo to be, como na tabela:

Afirmativo Interrogativo Tradução
I am Am I? Eu sou?
You are Are you? Você é?
He is Is he? Ele é?
She is Is she? Ela é?
It is Is it? (Isto) é?
We are Are we? Nós somos?
You are Are you? Vocês são?
They are Are they? Eles são?

I am Mairo. – Eu sou o Mairo.
Am I Mairo? – Eu sou o Mairo?

I am a teacher. – Eu sou professor.
Am I a teacher? – Eu sou professor?

I am Brazilian. – Eu sou brasileiro.
Am I Brazilian? – Eu sou brasileiro?

I am 25 years old. – Eu tenho 25 anos.
Am I 25 years old? – Eu tenho 25 anos?
 

I am here. – Eu estou aqui.
Am I here? – Eu estou aqui?

I am at home. – Eu estou em casa.
Am I at home. – Eu estou em casa?

You are John. – Você é o John.
Are you John? – Você é o John?

You are happy. – Você é feliz.
Are you happy? -  Você é feliz?

You are a student. – Você é um aluno.
Are you a student? – Você é um aluno?

You are at the station. – Você está na estação.
Are you at the station? – Você está na estação?

He is Roberto. – Ele é o Roberto.
Is he Roberto? – Ele é o Roberto?

He is my friend. – Ele é meu amigo.
Is he my friend? – Ele é meu amigo?

He is an engineer. – Ele é um engenheiro.
Is he an engineer? -  Ele é um engenheiro?

He is there. – Ele está lá.
Is he there? – Ele está lá?

She is Pollyanna. – Ela é a Pollyanna.
Is she Pollyanna? -  Ela é a Pollyanna?

She is my wife. – Ela é minha esposa.
Is she my wife? -  Ela é a minha esposa?

She is a teacher. – Ela é professora.
Is she a teacher? -  Ela é professora?

She is working. – Ela está trabalhando.
Is she working? – Ela está trabalhando?

It is a book. – É um livro.
Is it a book? – É um livro?

It is a computer. – É um computador
Is it a computer? – É um computador?

It is my car. – É meu carro.
Is it my car? – É meu carro?

It is there. – Está lá.
Is it there? – Está lá?

We are students. – Nós somos alunos.
Are we students? – Nós somos alunos?

We are studying English. – Nós estamos estudando inglês.
Are we studying English? – Nós estamos estudando inglês?

We are here. – Nós estamos aqui.
Are we here? – Nós estamos aqui?

You are soccer players. – Vocês são jogadores de futebol.
Are you soccer players? – Vocês são jogadores do futebol?

You are playing soccer. – Vocês estão jogando futebol.
Are you playing soccer? – Vocês estão jogando futebol?

You are late. – Vocês estão atrasados.
Are you late? – Vocês estão atrasados?

They are my parents. – Eles são meus pais.
Are they my parents? – Eles são maus pais?

They are going home. – Eles estão indo para casa.
Are they going home? – Eles estão indo para casa?

They are at school. – Eles estão na escola
Are they at school? – Eles estão na escola?

 

 

Gramática Intermediária – Lição 5 – It’s e It’s not: “É“ e “não é” em inglês

Quando aprendemos o verbo to be, sempre aprendemos que usamos he para “ele”, she para “ela” eit para “animais e objetos”. No entanto, o uso de “it is” e “it is not” é um pouco confuso e muita gente acaba não aprendendo como usá-lo. O modo mais fácil de entender é simplesmente tratar “it is” como “é” e “it is not” como “não é”.

IT IS (IT’S) = É

IT IS NOT (IT’S NOT/IT ISN’T) = NÃO É

Isso evita construção do tipo “is beautiful”, pois o certo é “It is beautiful” (É bonito). Veja mais alguns exemplos:

It is good.
É bom.
It’s not good.
Não é bom.

It is cool.
É legal
It’s not cool.
Não é legal.

It’s blue.
É azul.
It’s not blue.
Não é azul.

It is very interesting.
É muito interessante.
It’s not very interesting.
Não é muito interessante.

It’s my computer.
É meu computador.
It’s not my computer.
Não é meu computador.

Lembrando que o verbo to be significa tanto ser como estar, podemos tratar “it is” e “it is not” como “está” ou “não está”:

It is raining.
Está (tá) chovendo.
It’s not raining.
Não está (tá) chovendo.

It is running.
Está (tá) correndo.
It’s not running.
Não está (tá) correndo.

It is walking.
Está (tá) andando.
It’s not walking.
Não está (tá) andando.

 

Gramática Intermediária – Lição 6 – Verbos em inglês – Simple Present

Ficamos um tempinho sem atualizar nossas lições intermediárias, mas já estamos de volta! Até agora, nas cinco primeiras lições, aprendemos sobre o verbo to be e suas variações. Se você ainda tem alguma dúvida, confira nosso índice e leia as lições de gramática intermediária de 1 a 5. Hoje vamos falar de verbs, os verbos em inglês.

Diferente do português, onde temos milhões de conjugações diferentes, em inglês os verbos são bem mais simples (embora não tão simples como em japonês, mas ainda são simples!). Tomemos como exemplo o verbo read, que significa “ler”. Ele é conjugado da seguinte maneira:

I read – Eu leio
You read – Você lê
He reads – Ele lê
She reads – Ela lê
It reads – Lê
We read – Nós lemos
You read – Você lêem
They read – Eles lêem

Como você pode ver, a conjugação é sempre a mesma, com exceção de He/She/It, onde demos que adicionar o S no final do verbo. Não confunda esse S com plural, pois isso NÃO É PLURAL, mas sim a forma de conjugar o verbo.

Vejamos agora algumas frases com os verbos work (trabalhar), live (viver), rain (chover), open (abrir) e play (jogar)

I work in a shop. My brother (he) works in a bank.
Eu trabalho numa loja. Meu irmão trabalha no banco.

Cláudia lives in London. Her parents (they) live in Scotland.
Cláudia mora em Londres. Seus pais moram na Escócia.

It rains a lot in winter.
Chove muito no inverso.

The shops open at 9 o’clock.
As lojas abrem às 9 horas.

We play soccer every day.
Nós jogamos futebol todos os dias.

 

Gramática Intermediária – Lição 7 – Verbos em inglês – Present Simple Negative

Na lição passada, aprendemos sobre o simple present (presente simples). Hoje, vamos estudar opresent simple negative, ou seja, a forma negativa do presente simples. Simplificando, na aula passada você aprendeu a dizer “Eu como”, “Eu estudo”, “Eu bebo”, etc., e hoje vais aprender a dizer “Eu não como”, “Eu não estudo”, “Eu não bebo”, etc.

Para formar o negativo de um verbo em inglês, precisamos usar outro verbo, chamado verbo auxiliar. Esse auxiliar é o don´t, basta colocá-lo antes do verbo para formar a frase no negativo, da seguinte maneira.

I read – Eu leio > I don’t read – Eu não leio
You read – Você lê> You don’t read – Você não lê
He reads – Ele lê – He doesn’t read – Ele não lê
She reads – Ela lê – She doesn’t read – Ela não lê
It reads – Lê – It doesn’t read – Não lê
We read – Nós lemos – We don’t read – Nós não lemos
You read – Você lêem – You don’t read – Vocês não lêem
They read – Eles lêem – They don’t read – Eles não lêem

Simples, não? Porém, você deve ter notado que, em alguns casos,usamos doesn’t em vez dedon’t. Isso acontece sempre que usamos He, She ou It. Além disso, enquanto no afirmativo falamos He reads (com S no final), no negativo falamos He doens’t read (sem o S no final do “read”). Isso são apenas detalhes que com a prática e o costume vão se auto-corrigindo.

Vejamos agora algumas frases com os verbos work (trabalhar), live (viver), rain (chover), open (abrir) e play (jogar)

I don’t work in a shop. My brother (he) doesn’t work in a bank.
Eu não trabalho numa loja. Meu irmão não trabalha no banco.

Cláudia (she) doesn’t live in London. Her parents (they) don’t live in Scotland.
Cláudia não mora em Londres. Seus pais não moram na Escócia.

It doesn’t rain a lot in winter.
Não chove muito no inverso.

The shops don’t open at 9 o’clock.
As lojas não abrem às 9 horas.

We don’t play soccer every day.
Nós não jogamos futebol todos os dias.

 

Gramática Intermediária – Lição 8 – Verbos em inglês – Present Simple Interrogative

Depois de aprender o present simple e o present simple negative, vamos agora aprender a fazer perguntas em inglês , como “Você come?”, “Você estuda”, “Ele bebe?”, e assim por diante. Da mesma maneira que utilizamos um verbo auxiliar para fazer a forma negativa, usaremos um auxiliar para fazer as perguntas. Enquanto na forma negativa o auxiliar era don’t, para as perguntas ele é simplesmente do (ou does, dependendo do contexto).

Numa frase como:

You read – Você lê.

Fazemos a pergunta da seguinte maneira:

Do you read?

Simples não?

Você pode fazer o mesmo com:

I read – Eu leio >> Do I read? – Eu leio?
We read – Nós lemos – Do we read? – Nós lemos?
They read – Eles lêem – Do they read? – Eles lêem?

Ao usar he/she/it, devemos usar o does, em vez do do.

He reads – Ele lê – Does he read?  – Ele lê?
She reads – Ela lê – Does she read? – Ela lê?
It reads – Lê – Does it read? – Lê?

Note que falamos He reads, com S no final, mas, quando fazemos a pergunta, esse S some (Does he read). No entanto, na realidade, o S não sumiu, ele esta no final do does.

Vamos ver mais alguns exemplos:

Do you work in a shop?
Você trabalha numa loja?

Does your brother (he) work in a bank?
O seu irmão trabalho no banco?

Does Cláudia (she) live in London?
Cláudia mora em Londres?

Do they live in Scotland?
Eles moram na Escócia?

Does It rain in winter?
Chove no inverno?

Do the shops open at 9 o’clock?
As lojas abrem às 9 horas?

Do you play soccer every day?
Vocês jogam futebol todos os dias?

 

Gramática Intermediária – Lição 9 – Verbos em inglês – Present Continuous

Se você vem acompanhando nossas lições, já deve ter entendido como funcionam os verbos, incluindo o famoso verbo to be! Se não entendeu, configura o nosso sumário para ler as lições anteriores. Agora vamos juntar tudo o que aprendemos: os verbos “normais” e o verbo to be, para fazer o que chamamos de present continuous. “Mas que diabos é isso?”, você me pergunta. Present continous é o nosso –ANDO, -INDO ou –ENDO. Por exemplo: comendo, andando, falando, crescendo, indo, estudando, etc. É quando alguém está fazendo/realizando uma ação.

Em português, sempre falamos da seguinte maneira:

Eu estou andando. Eu estou comendo. Eu estou estudando.

Informalmente isso seria:

Eu to andando. Eu to comendo. Eu to estudando.

No inglês, a coisa não muda muito:

Eu estou estudanto. >> I am studying.

I(eu)    am(estou)    studying (estudando).

Veja que o –ING no final do verbo é o nosso –ANDO, –INDO ou –ENDO.

Vejamos mais alguns exemplos:

I am working. >> Eu estou trabalhando.
You are reading. >> Você está lendo.
He is playing soccer. >> Ele está jogando futebol.
It is raining. >> Está chovendo.
She is dancing. >> Ela está dançando.
We are running. >> Nós estamos correndo.
They are watching TV. >> Eles estão assistindo TV.